Final infeliz: greve termina num confronto entre professores e dirigentes do Sintep
Enquanto em alguns Estados como o Paraná, a greve dos professores redundou em confrontos com a polícia (houve vários feriados), na Paraíba o embate se deu entre os docentes e …o sindicato da categoria (e também houve feridos). Os professores ficaram revoltados com a condução que o sindicato deu para encerrar a paralisação e decidiram ir tomar satisfações na sua sede.
Houve confronto físico entre diretores, seguranças e servidores, conforme vídeos postados pelos manifestantes. Cenas improváveis protagonizadas no âmbito de um sindicato de professores. Ficou evidente que, a partir de agora, a direção do Sintep terá de repensar a sua estratégia junto à categoria, porque está com sua representatividade comprometida.
Uma ambulância do Samu chegou, inclusive, a ser acionada para socorrer uma das professores, que afirma ter sido agredida por dirigentes do sindicato e ficou estendida na rua. Era intenso o clima de indignação entre os professores, que testemunharam o episódio.
Para o governador Ricardo Coutinho restou comemorar a divisão que conseguiu impor à categoria, pondo sindicalistas e professores em disputa, enquanto seu Governo saiu praticamente ileso do episódio, apesar de ter cortado salários dos docentes e não ter avançado um centavo nas reivindicações apresentadas pelos servidores da educação. Um derrota amarga para o funcionalismo.
O vídeo do confronto pode ser conferido em https://goo.gl/AOaA8w.