Oposição decide boicotar CPIs após Governo barrar convocação de secretários. Presidente lamenta
Os deputados de oposição decidiram radicalizar contra algumas posições do Governo Ricardo Coutinho que, de um lado impediu a instalação da CPI do Empreender PB, de outro, vem barrando a convocação de secretários para esclarecer questões levantadas pelos parlamentares em suas pastas. Eles resolveram boicotar as CPIs até agora instaladas na Casa: da Telefonia e dos Pardais.
No caso mais recente das convocações, o Governo impediu a ida dos secretários Cláudio Lima (Segurança) e Waldson de Sousa (Articulação). Cláudio Lima seria para debater um plano de combate à violência no Estado e as ações que estão sendo empreendidas pelo Governo. Waldson, para explicar a contratação de servidores codificados ao tempo em que foi titular da Secretaria de Saúde.
A bancada do Governo recebeu orientação para impedir a convocação, o que aprofundou a crise com a oposição, que há havia externado indignação com o arquivamento da CPI do Empreender PB, sob a alegação que já havia duas comissões em andamento na Casa. Segundo a oposição, o arquivamento foi uma manobra do Governo para evitar que os deputados investiguem o Empreender PB.
Como se sabe, há duas AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), movidas pelo Ministério Público Eleitoral e advogados do PSDB, que pedem a cassação do governador Ricardo Coutinho, por uso eleitoreiro, segundo ele, dos recursos do programa durante a última campanha.
O deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia, lamentou na manhã desta quinta-feira (dia 21) a a iniciativa da oposição: “O verdadeiro papel de um deputado da oposição não é só fiscalizar o governo. O verdadeiro papel de um deputado é construir caminhos para dar aos paraibanos uma vida melhor… “A oposição só quer fiscalizar e criticar o governo e isso mostra que o papel da bancada oposicionista está menor do que deveria ser.”
CPIs – A CPI da Telefonia, presidida pelo deputado João Gonçalves, a vice-presidente, tem realizado sessões públicas em todo o Estado e, recentemente, ouviu representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Comunicação do Estado da Paraíba (Sinttel), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de colher depoimentos da população e de autoridades em diversos municípios. A CPI dos Pardais, de autoria do deputado Adriano Galdino, tem como objetivo “investigar a cobrança indiscriminada de multas no trânsito de João Pessoa”.