Mandando recado: prefeito diz que violência nas escolas “é responsabilidade do Governo”
A escalada de violência no Estado, sobretudo nas escolas públicos, aparentemente despertou o prefeito Luciano Cartaxo na sua relação de passividade em relação ao governador Ricardo Coutinho. Ao comentar o arrastão que os bandidos realizaram na Escola Professora Luzia Simões Bartollini, Cartaxo foi na ferida: “A responsabilidade pela segurança das escolas pública é do Governo do Estado.”
Cartaxo descartou que a Guarda Municipal seja acionada para garantir a segurança das escolas públicas: “A responsabilidade da segurança pública é do Governo do Estado, está na Constituição, seja escola estadual ou municipal. A Prefeitura Municipal de João Pessoa tem uma Guarda Municipal que faz um trabalho cidadão, um trabalho preventivo”, acrescentou o prefeito.
Então, arrematou: “Jamais uma Guarda Municipal vai fazer o papel da Polícia Militar ou da Polícia Civil, que é responsabilidade exclusiva do Governo. A Prefeitura promove ações específicas e preventivas de segurança nas escolas municipais, a exemplo do monitoramento interno por câmeras e da atuação, mas fica limitado a esse trabalho cidadão, preventivo.”
Confira o vídeo com o prefeito em https://www.youtube.com/watch?v=_2u2d85EGmQ.