Por que tem paraibano contra Campina defendendo o Maior São João do Mundo para Caruaru?
Vamos combinar: Caruaru tentar apropriar-se do slogan de Maior São João do Mundo é compreensível, afinal a cidade disputa com Campina Grande a condição de promover os melhores festejos juninos do Brasil. Uma disputa, inclusive, salutar na medida em que estimula a fazer sempre o melhor. Mas, gente da Paraíba querer tirar de Campina essa qualificação, beira à insanidade. Pra não dizer algo pior.
Uma ação absoluta suicida, pois subestimando a festa, estará subestimando a Paraíba e, em última instância, a si próprio, na condição de cidadão paraibano. Por isso é incompreensível que pessoas motivadas por querelas políticas invistam contra o evento, apenas no intuito de querer faturar eleitoralmente. A festa não é do prefeito de plantão, é da cidade, é do Estado.
Então se, eventualmente, a Prefeitura viu-se na contingência de cortar atrações, certamente o fez primeiro porque o Governo Ricardo Coutinho se recusou a ajudar o maior evento promovido no Estado (o Governo de Pernambuco investiu R$ 5 milhões na festa de Caruaru). Depois, a crise econômica certamente inibe maiores investimentos, e enfim é uma demonstração de responsabilidade não gastar mais do que se dispõe. O mais é irracionalidade política.
E até onde o Blog pode apurar, Campina Grande, com toda a crise e boicote explícito e implícito do Estado e aliados do governador, está promovendo uma das melhores edições de seu Maior São João do Mundo. O que talvez incomode algumas pessoas inconformadas com o sucesso, não especificamente da organização da festa, mas da cidade, que, lá no passado, teve ousadia para criar o evento.