Cássio e mais sete senadores são hostilizados na Venezuela por Governo e manifestantes
O senador Cássio Cunha Lima postou em redes sociais um vídeo, narrando a situação vexatória porque passou um grupo de oito senadores brasileiros, em visita à Venezuela. Segundo o tucano, a comitiva, que pretendia visitar o País para conferir a atual situação política, que é muito tensa, especialmente com a prisão do líder oposicionista Leopoldo López, que se encontra em greve de fome há três semanas.
Logo na chegada, os senadores brasileiros foram hostilizados pelo vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, que publicou em redes sociais: “Se os senadores está aqui, é porque eles não têm muito trabalho por lá (Brasil). Assim umas horas a mais ou a menos (em que ficaram impedidos de deixar o País), dá no mesmo”. A comitiva foi cercada e ameaçada por manifestantes, quando tentava deixar o País.
Após os incidentes verificados na Venezuela, o Governo Dilma emitiu nota, através do Itamaraty, condenando os ataques aos senadores: “O Governo brasileiro lamenta os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e prejudicaram o cumprimento da programação prevista naquele país. São inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros.”
Nota do Itamaraty:
“O Governo brasileiro lamenta os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e prejudicaram o cumprimento da programação prevista naquele país. São inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros”.
“O Governo brasileiro cedeu aeronave da FAB para o transporte dos Senadores e prestou apoio à missão precursora do Senado enviada na véspera a Caracas.
Por intermédio da Embaixada do Brasil, o Governo brasileiro solicitou e recebeu do Governo venezuelano a garantia de custódia policial para a delegação durante sua estada no país, o que foi feito”.
“O Embaixador do Brasil na Venezuela recebeu a Comissão na sua chegada ao aeroporto de Maiquetía, onde os Senadores e demais integrantes da delegação embarcaram em veículo proporcionado pela Embaixada, enquanto o Embaixador seguiu em seu próprio automóvel de retorno à Embaixada”.
“Ambos os veículos ficaram retidos no caminho devido a um grande congestionamento, segundo informações ocasionado pela transferência a Caracas, no mesmo momento, de cidadão venezuelano extraditado pelo Governo colombiano.
“O incidente foi seguido pelo Itamaraty por intermédio do Embaixador do Brasil, que todo o tempo se manteve em contato telefônico com os Senadores, retornou ao aeroporto e os despediu na partida de Caracas”.
“À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o Governo brasileiro solicitará ao Governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido”.
Confira o vídeo do senador Cássio….