PMDB decide não decidir mas sinaliza candidatura própria em João Pessoa
O PMDB fez suspense para a reunião desta segunda-feira (dia 29). Mas, pelo que se viu, pouco avançou para superar as atuais divergências internas, envolvendo os deputados Manuel Júnior e Gervásio Filho. Ou seja, decidiu não decidir. Gervásio, como se sabe, quer o comando do PMDB em João Pessoa, para cimentar uma aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho.
Manuel Júnior rejeita essa possibilidade, porque almeja disputar a Prefeitura, em 2016, contra o prefeito Luciano Cartaxo e o candidato apoiado por Ricardo Coutinho. Uma equação de difícil solução. Se bem que, mesmo ausente, Júnior (que foi participar de um evento na Europa) obteve pequena vantagem sobre Gervásio, na medida em que ficou patente a disposição da maioria do partido lançar candidato próprio.
O senador Zé Maranhão, presidente estadual do PMDB, sinalizou nesta direção. Ele defende que o partido tenha candidato nos principais colégios, o que incluiu, dentre outras, João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras, Patos e Sousa. Diante dessa tendência, é até possível que Gervásio se enquadre parcialmente e passe a defender candidato próprio também, mas desde que seja ele.
Outro dado que favorece Manuel Júnior foi a declaração do senador, indicando que o partido não tem qualquer preconceito em relação a partidos para coligação. “Podemos nos coligar com qualquer partido, isso não é problema”. O que abriu uma janela para uma eventual composição com o PSDB do senador Cássio. Algo que, obviamente, desagrada Gervásio, que prefere o governador RC.