Presidente do PT volta defender aliança com PSB pela reeleição de Cartaxo. Seria por temer isolamento?
Impressionantes as declarações do presidente do PT, Charlinton Machado, em que defende a manutenção da aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho, em torno da reeleição do prefeito Luciano Cartaxo. Surpreendem por várias razões, sendo a principal delas a óbvia tendência do governador lançar candidato próprio do seu partido em João Pessoa.
Os sinais estão em declarações do próprio governador, negando contrapartida para apoiar Cartaxo em 2016, após ter tido seu apoio em 2014, do presidente do partido, Ronaldo Barbosa, de desconhecer qualquer compromisso com a reeleição de Cartaxo, ou ainda em face das constantes críticas do vereador Renato Martins (PSB) contra a gestão do prefeito petista.
Além do mais, desde o início do ano, especula-se uma disputa interna entre o secretário João Azevedo (Infraestrutura) e a deputada Estela Bezerra para ter a indicação do partido na eleição, por serem, pelo menos a preço de hoje, os nomes mais fortes no arraial da legenda para o embate. Pelo visto, apenas o presidente do PT ainda aposta na hipótese de manter a aliança com o PSB.
A menos que o PT comece a temer isolamento na disputa de 2016, diante das candidaturas puxadas, de um lado pelo PSB do governador e, do outro, pelo PMDB de Zé Maranhão e Manuel Júnior. Afinal, como se sabe, o partido tem pouquíssimas chances de uma composição com o PSDB do senador Cássio, ou o Dem, de Efraim Morais.