Mapa da Violência aponta João Pessoa como 3ª cidade mais violenta do País para jovens e adolescentes
Não será fácil para o governador Ricardo Coutinho e seus auxiliares da área de Segurança Pública rebaterem os números mais recentes do Mapa da Violência 2015, divulgados pelo Governo Federal. E o fato é que João Pessoa figura com a 3ª cidade mais violenta do País para jovens entre 16 e 17 anos. Os dados são assustadores.
Para se ter uma ideia, o índice de assassinatos de jovens nesta faixa etária passou de 59,2 mortes para 222,3, a cada grupo de 100 mil. Com isso, João Pessoa consolidou à condição de 3ª cidade mais violenta do País, de acordo com o estudo. Santa Rita vem em 9ª e Campina Grande (em 69ª) nesse ranking macabro de assassinato de jovens.
Quando projetado para o Estado, o estudo mostra que a taxa de homicídios de jovens brancos foi a 16,2 mortes por grupo de 100 mil, nesta faixa etária, enquanto a taxa para negros foi ainda maior: 94,3 mortes por grupo de 100 mil, seguramente uma das mais elevadas do mundo. Na maioria dos crimes, conforme o estudos, foram utilizadas armas de fogo.
Mas, como sabemos, para o Governo Ricardo Coutinho a culpa da violência é, pela ordem, da oposição que reclama, da mídia que divulga, da Prefeitura que deveria iluminar melhor as ruas, do Governo Dilma que deveria criar o Ministério da Segurança e, enfim, da população que deveria se precaver, afinal, como bem já disse o secretário Cláudio Lima, a percepção de violência é uma questão psicológica.
Todos têm culpa, menos, é claro, o Governo. Apesar de constitucionalmente ser o responsável pela Segurança Pública do Estado.
Mapa – O Mapa da Violência 2015 é resultado de uma parceria da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), UNESCO no Brasil e Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO).