Desaprovação do Governo Dilma vai a 68% e iguala a Collor no impeachment, diz Ibope
A viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos até poderia ser vista como uma trégua ao inferno astral que ela vive atualmente. Nada como uma agenda positiva junto aos EUA, para esquecer um tanto das agruras mais recentes. Porém, os números seguem impiedosos com a presidente. A última pesquisa foi do Ibope foi preocupante.
O índice de desaprovação do Governo da presidente Dilma passou de 64% (em março último) para 68% (ruim e péssimo), conforme a mais recente pesquisa Ibope. Ou seja, nada é tão ruim, que não possa piorar. Na outra ponta, o índice de aprovação de seu Governo caiu de 12%, que já era muito ruim, para apenas 9% (bom e ótimo), no período.
É visível a deterioração da popularidade do Governo Dilma, puxada especialmente, segundo a pesquisa, pelo escândalo da Operação Lava Jato/Petrobras (20% dos entrevistados), mudanças na aposentadoria (16%), mudanças no seguro-desemprego (8%), corrupção no Governo (6%) e inflação (4%). São dados que evidenciam, claramente, o humor do brasileiro neste momento.
Datafolha – Há dez dias, segundo pesquisa Datafolha, o Governo Dilma tinha 10% (entre bom e ótimo), 24% (regular), 65% (ruim ou péssimo). No histórico das pesquisas esses índices de Dilma só não eram piores do que os 68% de reprovação registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello (em setembro de 1992), poucos dias antes dele sofrer um processo de impeachment.
Na véspera de sua cassação, Collor tinha apenas 9% de aprovação. Agora, o Ibope iguala Dilma a Collor neste quesito.