Cobrando a fatura: PSB do governador apoia PMDB em Campina mas exige reciprocidade em Jampa
Estava claro que, em algum momento, seria assim. Após defender uma frente ampla em Campina Grande, inclusive com apoio a uma eventual candidatura do deputado Veneziano a prefeito, por ser o nome em tese mais viável, eis que o PSB apresenta sua fatura: o partido apoia o PMDB em Campina, desde que receba o apoio dos peemedebistas em João Pessoa.
O PSB revela como o DNA do governador Ricardo Coutinho preside suas decisões. Ricardo anuncia o apoio do seu partido ao PMDB em Campina, mas cobra reciprocidade em João Pessoa, onde o governador ambiciona reconquistar a hegemonia política numa eventual disputa contra o prefeito Luciano Cartaxo. Na prática, Ricardo quer fulminar a pré-candidatura do deputado Manuel Júnior.
Fica fácil compreender por que o deputado Gervásio Maia quer tanto assumir o comando do PMDB em João Pessoa e por que defende tanto a aliança com o PSB. Na condição de um dos principais aliados do governador, Gervásio expõe sua afinação com a estratégia do PSB de RC. A própria deputada Estela Bezerra chegou a afirmar na Assembleia que Gervásio seria o vice dos sonhos do seu partido.
Nessa operação, uma eventual candidatura de Júnior é um obstáculo de peso. Com três candidaturas (Luciano Cartaxo, Manuel Jr e um nome do PSB), fica mais complicado para o governador vencer a disputa em João Pessoa. Na disputa de 2012, não conseguiu sequer levar sua candidata Estela para o segundo turno. Se bem que, agora, as circunstâncias são outras.
De qualquer forma, fica o recado no ar.
Adriano mandou recado – O deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia, que, na próxima semana, deve assumir interinamente o Governo do Estado, foi o porta-voz do PSB. Segundo ele, “se o PSB pode fazer um gesto em Campina Grande, apoiando a candidatura do PMDB, o partido pode também pode exigir um gesto em João Pessoa, cobrando reciprocidade de apoio do PMDB ao PSB, isso é possível e até mesmo natural”.