PT tenta manter aliança com PSB, cobra gratidão de RC mas ameaça: “Estamos preparados pra disputa”
Apesar de estar cada vez mais claro o quanto o PSB do governador Ricardo Coutinho se prepara para lançar candidato próprio em João Pessoa, o PT ainda sonha com a manutenção da aliança em torno da reeleição do prefeito Luciano Cartaxo. Age em duas frentes. Numa delas, cobra gratidão em relação a 2014. Noutra, afirma estar preparado para enfrentar quem o PSB lançar.
Nesta quarta mesmo (dia 29), o PT voltou a cobrar gratidão do PSB para a disputa de reeleição do prefeito Cartaxo. Quem se fez porta-voz neste sentido foi o secretário estadual do PT, Jackson Macedo: “Na política uma das questões mais importantes é a gratidão. E gratidão se paga com gratidão. É isso que esperamos do PSB nas eleições municipais do próximo ano.”
E ainda mais: “Nós fizemos a aliança quando ninguém queria se aliar com o PSB. Mesmo assim, nós fizemos. Construímos a vitória do governador Ricardo Coutinho. A bola está agora com o PSB. Mas se o PSB não quiser essa composição, o PT vai campanha de forma tranquila.” Ou seja, o partido prepara o discurso da ingratidão de RC, caso se confirme o rompimento.
Noutra raia, o prefeito Cartaxo, já receando o rompimento formal da aliança com o PSB, tem afirmado que está preparado para enfrentar qualquer cenário, e fazer o bom debate com qualquer candidato, inclusive comparando o que fez em sua gestão com a gestão de governos anteriores. O recado foi direto para o ex-prefeito Ricardo Coutinho.
Nos dois casos, tenta forçar o PSB a rever sua intenção tácita de lançar candidato próprio, como quem avisa: vamos tachar você (Ricardo Coutinho) de ingrato por ter se aproveitado do PT em 2014 em sua reeleição. E, de forma suplementar, para não passar a ideia de fragilidade, faz uma leve ameaça, como quem diz: pode vir com seu candidato, que estamos prontos para a disputa.