Ministros Vital e José Múcio planejam manobra pra salvar Dilma das “pedaladas”, diz O Globo
O ministro Vital Filho (TCU) está no olho do furação das chamadas “pedaladas fiscais”. O ex-senador foi destaque do portal Congresso em Foco e o jornal O Globo, para quem Vital (e também José Múcio) “manobram para tentar salvar a presidente Dilma Rousseff no julgamento relacionado às contas presidenciais do ano passado”.
Como se sabe, a presidente Dilma é acusada de ter cometido crime de responsabilidade por conta do atraso proposital de seu Governo quanto ao pagamento de benefícios sociais aos bancos públicos. O caso foi considerado, no primeiro momento, como uma manobra contábil e acabou classificada, pela oposição, como “pedalada fiscal”.
Vital é o relator de recursos protocolados pela AGU (Advocacia-Geral da União) e Banco Central, contestando as determinações aprovadas em abril pelo TCU contra as chamadas “pedaladas”. “As manifestações feitas pelo ministro nos recursos, até agora, são indicativos de que as principais críticas feitas pelo TCU no processo das “pedaladas fiscais” poderão ser anuladas nesta retomada do julgamento” noticiou o Globo.
A estratégia dos ministros seria tentar votar logo o processo relativo às pedaladas, antes da análise das contas da presidente Dilma. No processo das pedaladas, a ideia é, responsabilizar apenas Arno Augustin, ex-secretário do Tesouro Nacional, pelo represamento no repasse de recursos públicos. “Desta forma, a presidente Dilma ficaria isenta de qualquer responsabilidade”, diz o Congresso em Foco.
Mais em http://goo.gl/4rLVrq e http://goo.gl/W9H5zq.