Prefeitura se antecipa ao Governo e anuncia obras pra evitar saída da Petrobrás do Porto de Cabedelo
Durante recente reunião no Rio do Janeiro com a direção da Petrobrás, ficou acordado que a empresa iria suspender temporariamente a decisão de retirar a armazenagem de combustível no Porto de Cabedelo, desde que algumas obras fossem realizadas, pela Prefeitura, Governo do Estado e União. O Governo ainda não anunciou sua participação, mas a Prefeitura de Cabedelo sim.
O projeto de pavimentação e drenagem das ruas de acesso ao Porto de Cabedelo foi apresentado pelo prefeito Leto aos empresários do Porto, que anunciou abertura do processo licitatório. Ao todo, foram destinados R$ 7.155.600,00 do Ministério das Cidades, resultados de emendas dos senadores Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima e dos deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Major Fábio (PROS).
As obras terão execução da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com projeto urbanístico assinado pela Secretaria de Habitação, e devem começar tão logo sejam concluídos os processos licitatórios. O projeto prevê obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica de 2.107,823 metros de vias de acesso ao Porto de Cabedelo, em especial das ruas Coronel José Teles, Francisco Serafim, Santa Catarina, Conde Augusto Chericate, Rua Projetada e Travessa do Mercado de Artesanato.
Retirada – Nos últimos meses, a Petrobrás havia anunciado a disposição de retirar do Porto de Cabedelo as operações de cabotagem, no prazo de 30 dias. A retirada da empresa iria representar um grande prejuízo, não apenas para Cabedelo, mas também para o Estado, com uma drástica redução na arrecadação de ICMS, e o estabelecimento de desemprego em massa no Porto.
Durante reunião realizada com a direção da Petrobrás, no Rio de Janeiro, o deputado e o prefeito conseguiram convencer a empresa a suspender, temporariamente, sua decisão de deixar o Porto. Ao final, a Petrobrás aceitou dar um tempo e manter o serviço temporariamente, até que seja elaborado um protocolo de intenções, para investimentos na área portuária.
Capacidade – Existem, atualmente, no Porto de Cabedelo três terminais de combustíveis, das empresas Tecab, Raizen e BR/Petrobras. Esses terminais distribuem em média três mil cúbicos de combustível por dia e totalizam 65 mil metros cúbicos de capacidade de armazenagem. A Petrobrás havia anunciado a redução em 50% da cabotagem no Porto de Cabedelo e sua transferência para o Porto de Suape, em Recife.