Paraíba registra mil assassinatos no ano e secretário admite que “números podem ser maiores”
Foi divulgado, há poucos dias, que o número de homicídios na Paraíba, nesses primeiros oito meses do ano, estava ultrapassando a casa dos mil assassinatos. Os números foram obtidos com o cruzamento de informações de sites especializados em cobertura policial e dados da Polícia Militar. O que dá mais de quatro assassinatos por dia. Um dado preocupante.
Mas, a realidade pode ser ainda pior. Ouvido durante o CBN Cotidiano desta quinta (dia 27), o secretário Cláudio Lima (Segurança Pública) admitiu, com toda a franqueza, que esses números extraoficiais “podem ser ainda maiores, com os dados oficiais que nós temos”: “Nós temos trabalhado muito, mas o número de assassinatos continua elevado no Estado.”
Indagado se esses números podem ser considerados razoáveis, o secretário afirmou que não: “Não pode ser razoável um número de assassinatos dessa ordem. Há cinco anos, já se matava mais de 40 pessoas por grupos de 100 mil habitantes, nós até reduzimos para 38 homicídios em grupos de 100 mil, mas é um número ainda muito grande, não pode ser razoável.”