Confusão em Cabedelo com presença de deputado em sessão da Câmara. Veja vídeo
A noite de quinta foi de temperatura máxima na Câmara de Cabedelo. A sessão foi marcada por um embate entre partidários do prefeito Leto Viana e representantes da oposição. O detalhe foi a presença do deputado Anísio Maia, convidado pelo vereador Eudes Santos (PP), para questionar a política de servidores do prefeito.
Houve bate boca entre Leto e o deputado, e a sessão terminou em grande tumulto. Na manhã desta sexta, o deputado Anísio e o vereador Eudes acusaram o prefeito de truculência, enquanto Leto questionou a abordagem que o parlamentar do PT fez de sua gestão, num ambiente estranho ao seu trabalho: “Ele devia questionar o aumento de 1% dado pelo governador (Ricardo Coutinho), seu aliado.”
Secretário nega agressão – O secretário Fabrício Magno (Comunicação), negou que tenha tentado agredir o deputado Anísio , como afirmou o vereador Eudes: “Eu fui em direção ao prefeito na tribuna e o segurança da Câmara me impediu de forma truculenta de fazer o meu trabalho, que é assessorar o prefeito. Em momento algum me dirigi ao deputado Anísio Maia, tampouco tentei agredi-lo. As imagens são bem claras quanto a isso.”
O Blog traz abaixo vídeo de parte do tumulto.
No final da manhã, a Prefeitura divulgou nota rebatendo as acusações de agressividade por parte do prefeito Leto.
Confira nota na íntegra:
“A Secretaria de Comunicação de Cabedelo (Secom) vem a público esclarecer alguns fatos que teriam ocorrido durante sessão especial na Câmara de Vereadores de Cabedelo na noite da última quinta-feira (27). Cabe-nos informar que nenhum integrante da gestão municipal agrediu ou faltou com respeito a parlamentares ou população presente à sessão do parlamento municipal.
O prefeito do município, Leto Viana, foi convidado a participar de uma sessão especial na Câmara de Vereadores para debater a situação dos servidores públicos municipais. Antes do início dos trabalhos, o vereador Eudes Santos (PP), tentou impedir o acesso da equipe de jornalistas da Secom e de outros veículos à Casa do Povo para cumprir a sua função de cobrir os atos da gestão.
Foi o vereador Lucas Santino (PHS), presidente da Casa, quem liberou a presença dos jornalistas. Essa já foi uma tentativa clara de calar a imprensa e impedir que a população tivesse conhecimento do que iria acontecer.
Também compareceu ao debate o deputado estadual Anísio Maia (PT), que aproveitou o espaço para tumultuar o debate com intervenções e provocações. Nem mesmo a fala do prefeito e dos secretários da gestão municipal foi respeitada. Entendemos que aquele é um espaço para que sejam travados debates, mas sem desrespeitar ou cercear o direito a fala de nenhum dos participantes.
Leto Viana tentou levar as explicações, mas foi impedido por um movimento orquestrado pelos parlamentares. Toda essa situação gerou um princípio de tumulto, fazendo com o que o presidente da Câmara desse por encerrada a sessão. Em momento algum, como foi divulgado pelo vereador Eudes, o secretário de Comunicação, Fabrício Magno, agrediu o deputado Anísio Maia. Na verdade, o secretário foi empurrado pelo segurança da Casa ao tentar ir ao encontro do prefeito, que usava a tribuna.
Acreditamos no diálogo como única forma de se solucionar impasses. Não cerceamos o direito a voz de quem quer que seja e estamos dispostos sempre a levar informações e explicações, pois isso faz parte da nossa gestão, que tem como princípio fundamental a prestação de contas e a transparência. Mesmo com esse incidente não deixaremos de cumprir o nosso papel e de irmos à Câmara quantas vezes formos convidados, pois temos respeito àquele poder e ao povo de Cabedelo.”
CONFIRA O VÍDEO…