O que tem a ver seminário de RC sobre investimento em Cuba e a CPI do BNDES?
Muita gente estranhou quando, no último dia 18 de agosto, o Governo Ricardo Coutinho promoveu um evento com representantes do Governo de Cuba para tentar intermediar investimentos na ilha de Fidel Castro. Ora, Cuba passa por um processo doloroso, além de estar no epicentro do escândalo que levou à criação da CPI do BNDES.
Pois, ironicamente e até onde o Blog pode apurar, esse foi o objetivo. Mostrar que não é isolado o “investimento” que o País está fazendo em Cuba, com obras como o Porto de Mariel. As investigações, como se sabe, têm como alvo preferencial o ex-presidente Lula, suspeito de ter intermediado (tráfico de influência) “facilidades” para a Odebrecht.
Então, o seminário realizado na Paraíba fez muito mais parte de uma estratégia maior para respaldar a defesa do Governo Dilma e, especialmente, de Lula, nessas investigações. A ideia é passar a ideia que já “um boom” de investimentos do Brasil em Cuba e, obviamente, desviar um tanto o foco das investigações. Foi o que relatou um empresário ao Blog. O PT com a palavra.