Cartaxo rebate nota do PT e lamenta decisão do partido de deixar a sua gestão
Segue rendendo o divórcio litigioso do prefeito Luciano Cartaxo com o PT, legenda onde esteve por duas décadas. Um dia após o partido emitir uma nota, repudiando a iniciativa de Cartaxo e anunciando a entrega de todos os cargos em sua gestão, o prefeito também distribuiu nota à Imprensa, lamentando a decisão dos petistas.
Cartaxo ainda negou que, no momento de sua desfiliação, tenha feito “qualquer associação dos militantes do PT da Paraíba com os fatos ocorridos no cenário nacional, deixando claro que a decisão não passa por desentendimentos políticos, nem administrativos, com a sigla no estado”. O prefeito, como se sabe, citou o cenário nacional de escândalos envolvendo o partido, para justificar sua desfiliação.
Confira a nota na íntegra:
1 – Respeito a decisão da executiva estadual do PT, partido em que militei por mais de 20 anos. No entanto, lamento o posicionamento de deixar a gestão, uma vez que a sigla tem quadros administrativos qualificados, que sempre cumpriram um papel importante nas transformações realizadas em João Pessoa nos últimos anos.
2 – Em nenhum momento fiz qualquer associação dos militantes do PT da Paraíba com os fatos ocorridos no cenário nacional, deixando claro que a decisão não passa por desentendimentos políticos, nem administrativos, com a sigla no estado.
3 – Ao assumir a prefeitura, uma ampla base de partidos deu apoio à gestão, até então liderada pelo PT. Em nenhum momento, o partido demonstrou a necessidade de qualquer rompimento com outras siglas na esfera municipal.
4 – O Partido Social Democrático (PSD), ao qual me filiei, integra a base do governo Dilma desde o período eleitoral do ano passado. Portanto, está no mesmo conjunto de forças que dá sustentação ao mandato da presidente no Congresso. A sigla também ocupa o Ministério das Cidades, com Gilberto Kassab.
5 – Meus ideais políticos seguem os mesmos, desde quando entrei na vida pública. Continuo na mesma trilha, defendendo as causas populares, a inclusão social e os menos favorecidos, com a coragem para fazer o que precisa ser feito. Pode ser que alguns tenham abandonado as suas bandeiras. Eu, seguirei com as minhas, levando adiante o sonho que me motivou a ingressar na política: fazer o bem, fazer o certo.
6 – A escolha que sempre tracei também se reflete nas políticas adotadas, como as creches em tempo integral, o Banco Cidadão, o maior programa de habitação dos últimos anos, além da oferta de novos espaços públicos, a exemplo da Calçadinha da Orla e da Nova Lagoa. São ações que também podem e devem continuar com o apoio direto ou indireto do Governo Federal, como ocorre em qualquer capital do país.
7 – Esta foi uma decisão baseada em princípios, com muita coerência e coragem. Agradeço a todos os companheiros pelo muito que realizamos ao longo de todos esses anos. Digo isso, reforçando que o meu compromisso com João Pessoa e com o trabalho pela cidade será sempre maior do qualquer partido político.