Manuel Júnior vence disputa em bancada e fica na agulha pra ser nomeado ministro da Saúde

A disputa nem foi apertada na votação realizada na noite desta terça (dia 22). O deputado Manuel Júnior obteve 46 votos da bancada do PMDB na Câmara e venceu o embate interno contra Marcelo Castro (PI), que ficou com apenas seis votos. Com isso, seu nome seguiu como favorito (numa lista tríplice) para a presidente Dilma nomear como ministro da Saúde.

manuel Jr5

A disputa nem foi apertada na votação realizada na noite desta terça (dia 22). O deputado Manuel Júnior obteve 46 votos da bancada do PMDB na Câmara e venceu o embate interno contra Marcelo Castro (PI), que ficou com apenas seis votos, além de Saraiva Felipe (MG). Com isso, seu nome seguiu como favorito (numa lista tríplice) para a presidente Dilma nomear como ministro da Saúde.

Se a presidente Dilma respeitar a questão numérica, Manuel Júnior já pode se considerar nomeado. Mas, talvez haja outros elementos em jogo. Como se sabe, a bancada do PMDB na Câmara obteve de Dilma a prerrogativa de indicar dois ministros. A bancada do Senado também dois. Enquanto um quinto nome do PMDB virá de entendimento entre as duas bancadas.

Este foi o acerto de governabilidade do PMDB coma presidente Dilma. Como os principais líderes peemedebistas, ai compreendendo o vice-presidente Michel Temer, e os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha Lima, e do Senado, Renan Calheiros, se recusaram a fazer indicações, a operação ficou a cargo das bancadas, que decidiram pelo envio de lista tríplice.

A presidente Dilma já confirmou que a bancada federal indicará o ministro da Saúde, no lugar de Artur Chioro.