TRE adia mais uma vez audiência da AIJE do Empreender após advogado de RC alegar torcicolo (cervicalgia)
No próximo dia 5 completa um ano das eleições 2014. Mas, mesmo assim, a Justiça Eleitoral ainda não conseguiu sequer realizar a audiência para ouvir as testemunhas da primeira AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), que trata do Caso Empreender PB. A audiência que seria realizada nesta sexta-feira (dia 2) foi mais uma vez suspensa…
E foi suspensa, meu caro Paiakan, porque um dos advogados do governador Ricardo Coutinho alegou problemas de saúde. Bem, o Blog foi investigar a sua doença e descobriu que ele argumentou estar sofrendo de… cervicalgia. Ou, basicamente, dores no pescoço, algo como contratura ou distensão muscular ou ainda, no popular, o advogado acusou estar sofrendo de… torcicolo.
Está na petição do advogado Antônio Leonardo Gonçalves de Brito Filho a solicitação do adiamento da audiência. Cervicalgia corresponde ao código CID 10 – 54.2 (Classificação Internacional de Doenças). Com torcicolo também ficaram os advogados da acusação e os procuradores do Ministério Público Federal, que aguardavam pelo início da oitiva de centenas de testemunhas.
Agora, se o governador Ricardo Coutinho conseguiu, com esse torcicolo, ou melhor, com essa decisão, ganhar mais alguns dias para o início do julgamento, quem acaba ficando mal na fita é a Justiça. O cidadão comum não entende dessas filigranas jurídicas, e fica suspeitando que a Justiça está tardando para julgar. E, como se sabe, quando tarda, a Justiça falha.
Caso Empreender – Os procuradores do Ministério Público Eleitoral ouviram centenas de testemunhas em todo o Estado, para embasar a AIJE que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho, por abuso de poder político e econômico, que teria desequilibrado o pleito em seu favor. Dentre as provas, consta um relatório da Controladoria Geral do Estado apontando várias irregularidades na liberação dos recursos em ano eleitoral.
Consta também um vídeo com o governador, gravado em pleno período eleitoral, entregando cheques para dezenas de pessoas vestidas com camisetas com a marca do Empreender PB. Nas imagens, é possível assistir a chegada do então governador-candidato Ricardo Coutinho saudado com gritos e aplausos. Além de assinar um cheque gigante simbólico, o governador entrega pessoalmente cheques aos beneficiários do programa.
A nova audiência está marcada para 16 de outubro. Se até lá o advogado tiver melhorado de seu torcicolo, na verdade, sua cervicalgia.