Ministro do TCU pede desaprovação das contas de Dilma por conta das “pedaladas”
O quadro clínico presidente Dilma poderá se agravar nos próximos dias. Não bastasse o índice de desaprovação de seu Governo bater no teto de 69% (segundo o Ibope), eis que o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, acaba de revelar seu parecer pela rejeição de suas contas de 2014. Trata-se do famoso caso das “pedaladas fiscais”.
Nardes também sugeriu aos demais ministros que rejeitem o balanço no âmbito da ação que deverá ser julgada na próxima semana pelo TCU. Seu voto foi encaminhado aos colegas na noite desta quinta-feira (dia 1). O Tribunal, como se sabe, já havia considerado irregular a prática das chamadas “pedaladas fiscais”, registradas em 2014. Em sua defesa, a presidente alegou que esta prática também foi realizada em Governos anteriores, sem contestação da Corte.
Caso o TCU acompanhe o voto do relator e rejeite as contas de Dilma, o caso desencadear um processo de impeachment contra a presidente. Esta ação, como se sabe, é uma das principais apostas da oposição para cassar a petista. Lembrando que a palavra final sobre as contas caberá ao Congresso, que terá de aprovar ou rejeitar os números.
Mais em http://goo.gl/arAVJZ.