Deputado diz que Governo RC “não persegue bandidos, mas pune policiais militares”
O deputado Renato Gadelha, líder da oposição, acusou esta manhã (quarta, dia 7), o Governo Ricardo Coutinho de estar punindo e perseguindo policiais militares, apenas por eles emitirem opinião. “O Governo não persegue bandidos, mas pune militares. Isto é uma grava inversão de valores e demonstra a total falta de compromisso em combater a criminalidade no Estado.”
“Vejam só o caso do Cabo Gilberto, que está sendo punindo por ter comparecer a esta Casa e participar, de forma brilhante, de uma audiência pública, quando se discutiu, justamente, a Segurança na Paraíba”, citou Renato. “Além de descabida, essa punição esdrúxula é um desrespeito à Assembleia, que, diga-se, vem sendo desrespeitada reiteradamente pelo secretário Cláudio Lima (Segurança)”.
O deputado citou ainda o caso do Sargento Robson Xavier, que está sendo punido por agradecer, em um vídeo, um parecer do Ministério Público favorável à corporação: “Este caso é também inadmissível. O sargento publicou um vídeo agradecendo o parecer do Ministério Público, desobrigando os militares a fazerem a custódia de presos civis em hospitais. Pois isso foi suficiente para a punição ao militar.”
Demissão de comandante – O deputado João Henrique foi outro que se insurgiu contra a área de Segurança Pública do Governo Ricardo Coutinho. Em vibrante pronunciamento na Assembleia, o deputado pediu, não apenas a demissão, mas ainda a prisão e um exame de sanidade mental do coronel Euller Chaves, comandante-geral da PM, por ter afirmando que o número de policiais mortos em combate com bandidos na Paraíba “é normal”.