Governo atrasa salários (dois meses) e agentes da Fundac podem paralisar atividades
As unidades da Fundac, que atende adolescentes infratores e já são naturalmente um barril de pólvora, poderão registrar mais problemas em breve. Vários agentes socioeducandos (como são tecnicamente conhecidos) acionaram o Blog, para denunciar atraso de dois meses em seus pagamentos e há a iminência de uma paralisação, que poderá causar um tumulto de grandes proporções nas unidades.
Até onde se pode apurar, a empresa terceirizada sequer pagou o 13º dos técnicos ainda do ano passado. Há poucos dias, os técnicos foram informados que a empresa está tentando penhorar bens para levantar empréstimos na rede bancária e pagar os atrasados. “Tudo porque o Governo do Estado não vem fazendo os repasses, e a empresa não tem mais como bancar”, revelou um funcionário ao Blog.
São dezenas de técnicos espalhados nas várias unidades da Fundac, em João Pessoa, Campina Grande e Sousa, onde estão mais de 500 adolescentes. Uma paralisação dos agentes pode levar a um tumulto generalizado nas unidades, uma vez que são eles que tratam diretamente com os menores. A Fundac ainda não se pronunciou sobre o assunto.