Justiça ouve testemunhas de defesa na AIJE do Empreender que pede cassação do governador
Mais um capítulo na tramitação da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) do Empreender PB. Na manhã desta segunda (dia 9), o corregedor eleitoral José Aurélio da Cruz programou a oitiva das testemunhas de defesa do governador Ricardo Coutinho, neste processo que pede a sua cassação por abuso de poder e de autoridade.
É a segunda audiência. Na anterior (9 de outubro), foram ouvidas as testemunhas arroladas pelo Ministério Público Eleitoral, que é o autor da ação. Uma vez concluída a ouvida das testemunhas e, se não houver nenhuma intercorrência ou pedido de diligência, o processo entra finalmente na fase de alegações finais, para que possa ocorrer o julgamento.
Testemunhas – Esta AIJE foi protocolada pelo Ministério Público Eleitoral, a partir de centenas de testemunhos obtidos pelos procuradores em todo Estado. Na ação, o MPE pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (e de sua vice Lígia Feliciano), por abuso de poder político e econômico, que teria desequilibrado o pleito em seu favor.
Dentre as inúmeras provas anexadas ao processo, consta um relatório da Controladoria Geral do Estado apontando várias irregularidades na liberação dos recursos em ano eleitoral. Consta também um vídeo com o governador, gravado em pleno período eleitoral, entregando cheques para dezenas de pessoas vestidas com camisetas com a marca do Empreender PB.
Nas imagens deste vídeo, é possível assistir a chegada do então governador-candidato Ricardo Coutinho saudado com gritos e aplausos. Além de assinar um cheque gigante simbólico, o governador entrega pessoalmente cheques aos beneficiários do programa.