Justiça intima pessoalmente presidente da PBPrev para prestar esclarecimentos em AIJE após se negar a receber notificação
Um fato novo causou turbulências entre o Tribunal Regional Eleitoral e o Palácio da Redenção. Tudo começou quando o desembargador José Aurélio da Cruz mandou notificar, pelos Correios, o presidente da PBPrev, Yuri Simpson Lobato, para o fornecimento de informações no âmbito das investigações da AIJE da PBPrev, que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho.
Mas, o inusitado aconteceu: o presidente da PBPrev se recusou a receber a intimação agente dos Correios. O fato causou estranheza no TRE, pois foi interpretado como uma tentativa de obstaculizar o trabalho da Justiça. Então, o desembargador José Aurélio, que também é o corregedor eleitoral, decidiu intimar pessoalmente Yuri Simpson, para prestar os esclarecimentos requisitados pela Justiça.
O corregedor deu um prazo de 48 horas para o presidente da PBPrev apresentar pessoalmente as informações requisitadas. A AIJE da PBPrev investiga denúncias de várias irregularidades registradas durante o processo eleitoral de 2014, com a concessão de benefícios supostamente com um caráter eleitoreiro.
O caso – A PBPrev havia enviado ao TRE um CD-ROM, que deveria conter as informações solicitadas pelo desembargador José Aurélio da Cruz, a respeito de fatos investigados na AIJE que apura irregularidades praticadas pelo órgão para beneficiar a reeleição do governador. Depois de testado em computador do próprio Tribunal e comprovado que os dados estavam inacessíveis, o TRE solicitou um novo envio dos dados e, segundo o agente dos Correios, houve recusa do recebimento da correspondência.