Ranking da Transparência vai de zero a dez em apenas 16 quilômetros na Paraíba
Transparência nem deveria ser meta de gestor. Deveria ser, isto sim, uma obrigação. Pois, quando se observa os números do último relatório da CGU (Controladoria Geral da União) fica incompreensível entender por que municípios como João Pessoa alcançam nota 10 no quesito da transparência, e Bayeux, a quinta maior cidade do Estado, nota zero. Isto mesmo: zero. A transparência vai de zero a dez em apenas 16 quilômetros, a distância que separa os dois municípios.
Os dados foram levantados pela CGU com base em informações obtidas a parte da EBT (Escala Brasil Transparente), que identifica o grau de cumprimento dos dispositivos de acesso à informação por parte do cidadão. Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo comemorou os números, “que atestam de fato a transparência como a gestão trata as informações disponibilizadas ao cidadão”.
Em Bayeux, se o prefeito Expedito Pereira preferiu não se pronunciar, alguns de seus opositores mais ferrenhos, como o peemedebista Léo Micena, pré-candidato a prefeito, afirmou nas redes sociais: “Isto é uma vergonha para a cidade. Mas, os dados nem surpreenderam tanto a população, que já conhece a administração do prefeito e sua habitual falta de transparência em tudo.”
RANKING DAS CIDADES DA PARAÍBA