TCM altera o humor na Assembleia: deputados quase vão às vias de fato e presidente encerra “rinha de galos”
A proposta de instalação do Tribunal de Conta dos Municípios quase transformou o plenário da Assembleia num octógono de MMA, esta manhã (quinta, dia 26). Durante o debate sobre a aprovação de afogadilho de um requerimento propondo a instalação do tribunal, os deputados Tovar Correia Lima e Ricardo Barbosa por pouco não foram às vias de fato.
Mas, quem foi a nocaute foi a sessão. O presidente Adriano Galdino decidiu encerrar a sessão temendo a Casa se transformar “numa rinha de galos”, ante a animosidade entre os dois contendores. Começou quando Barbosa afirmou que a oposição era despreparada e tomou uma rasteira, aprovando o requerimento por unanimidade.
Tovar revidou: “Não aceito e não admito chamar toda a oposição de incompetente, porque não somos. Não cochilamos, porque estamos vigilantes, prestando atenção na sessão. Agora, nós fomos atropelados, ludibriados pelas artimanhas regimentais desta Casa. Chamei o presidente se iríamos votar o TCM, e ele disse que não seria votado, mas foi votado ontem (quarta).”
A partir dai os ânimos se exaltaram. Ricardo Barbosa ainda provocou: “Eu não vou me meter em briga não. O que a Paraíba quer deputados que proponham e que busquem uma Paraíba melhor para todos. É isso que a Paraíba quer”. Tovar afirmou que irá acionar a Justiça contra a “manobra dos governistas”, e afirmou que seu colega Barbosa é um “estabanado, como todos sabem”.
Houve ainda ameaça de irem ao pugilato, mas foram contidos. Confira o vídeo de um momento da refrega entre os dois deputados…