Corrida pela Prefeitura mostra Cartaxo seguido à distância por Ruy e Manuel Jr. Azevedo vem em último
O ano eleitoral só começa na próxima semana, mas já é intensa a movimentação na praça para as disputas municipais, neste final de ano. Inclusive, a partir de pesquisas que já começam a circular, como a mais recente delas, feita pela empresa 6Sigma. Os dados, à primeira vista, mostram o prefeito Luciano Cartaxo numa situação muito confortável.
De prima, o prefeito já apresenta um índice de aprovação da gestão da ordem de 67,3%. Não é pouco para quem está entrando em seu último ano de primeiro mandato. Depois, os dados para a disputa eleitoral trazem Cartaxo com 44,3%, na pesquisa estimulada. O detalhe é que o segundo vem a ser Ruy Carneiro (PSDB), que aparece distante, com 6,5%.
Depois, vêm os deputados federais Manoel Júnior (PMDB) 4,5%, Wilson Filho (PTB) 4,1% e Luiz Couto (PT) 3,2%. O detalhe que chama atenção é o secretário João Azevedo (Infraestrutura), candidato do governador Ricardo Coutinho, com apenas 3,1%. Ainda que a travessia até as urnas seja extensa, em outubro, a situação de João definitivamente não é confortável.
Ainda mais quando temos um cenário de rejeição, que traz liderando Luiz Couto, com 19,5%, João Azevedo (11,4%), Ruy Carneiro (11 %), Manoel Júnior (9,8%), Wilson Filho (9,5%) e Cartaxo com “apenas” 7,7%.
A considerar tais números como verdadeiros, temos um cenário que, a preço de hoje, e pesquisa é tão somente um retrato de momento, Cartaxo depende apenas de si próprio para se reeleger. Mas, a longa distância até o pleito recomenda cautela. Afinal, há quatro anos, Cartaxo vinha apenas num distante 3º lugar, atrás de Zé Maranhão e Cícero Lucena, com cerca de 5% e terminou por surpreender.