Repercussão internacional: Charlie Hebdo ironiza posse de Lula como um escárnio ao Supremo
A nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil do Governo Dilma começa a repercutir em todo o mundo. O jornal francês Charlie Hebdo, conhecido mundialmente após o atentado que sofreu o ano passado e consternou a França e o mundo, postou em primeira página uma charge com Lula, em que ironiza sua nomeação como um escárnio à Justiça.
A manchete diz precisamente: “Confirmé: Le Suprême Brésilienne c’est une merde”. Ou, traduzindo: “Confirmado: O Supremo Tribunal Brasileiro é uma merda”. A charge parece dar coro à especulação de que Lula foi nomeado para ter foro privilegiado no Supremo e escapar das investigações tocadas pelo juiz Sérgio Moro, no âmbito da Lava Jato.
A questão do foro ainda será julgada pelo Supremo, mas a mensagem do Charlie Hebdo seria de que, indo para o Supremo, Lula estaria seguro das ações que pesam contra ele.
O que diz Dilma – A presidente Dilma tem insistido que a nomeação de Lula não é para que ele adquira foro privilegiado, mas apenas para que ele possa fazer a articulação política junto ao Congresso: “A vinda de Lula fortalece meu Governo, porque ele é um hábil articulador”.
Lula deve posse posse na próxima terça-feira. Enquanto isso, o Supremo deve se debruçar sobre ações movidas por alguns parlamentares que questionam a nomeação do ex-presidente para a Casa Civil.
Capa seria falsa – Sobre a capa do jornal Charlie Hebdo. No final da noite desta quarta (dia 16), veio a informação nas redes sociais que, na verdade, a capa seria uma montagem sobre outra de 2012, que trazia a mesma charge mas com outro personagem e não Lula.