Afinal, quem seriam “Graviola”, “Aviador”, “Tênis”, “Pardal” e “Pouca-Telha” da PB citados por ex-funcionária da Odebrecht?
Uma das reportagens mais fortes do programa Fantástico (Rede Globo), na noite deste domingo (dia 27), incluiu uma entrevista com uma ex-funcionária (Conceição Andrade) da Odebrecht, em que revela uma lista de centenas de políticos que recebiam dinheiro, provavelmente propina, da empreiteira em obras realizadas em todo o País.
Um caso em especial chamou a atenção, quando Conceição se referiu à Paraíba, como uma das ramificações do esquema. Segundo a ex-funcionária, cinco políticos do Estado, de codinomes “Graviola”, “Aviador”, “Tênis”, “Pardal” e “Pouca-Telha”, que teria recebido dinheiro da Odebrecht, dentro de um esquema de pagamentos da Adutora de João Pessoa.
Os apelidos, pelo menos até a manhã desta segunda-feira, ainda não haviam sido decifrados. Conceição concedeu entrevista para a repórter Sônia Bridi. A reportagem integral pode ser conferida em http://globoplay.globo.com/v/4914444/.
Outra lista – Como se sabe, na semana passada, a Lava Jato divulgou um megalistão com 200 políticos, que receberam dinheiro da empresa, na forma de doações para a campanha. Logo após a divulgação da lista, o juiz Sérgio Moro decidiu impor sigilo, sob a alegação de que nem todas as doações poderiam ser ilegais, e havia pessoas com foro privilegiado integrando a relação.