Lula diz (em vídeo) que Lava Jato é necessária, mas questiona quanto trará de desemprego. Moro pensa diferente
A Semana Santa passou e um recente pronunciamento do ex-presidente Lula terminou passando quase despercebido. O petista falava para uma plateia de sindicalista, quando lamentou que um dos efeitos da Operação Lava Jato possa ser o aumento do desemprego: “A Operação Lava Jato é uma necessidade para este País… Quando tudo isso terminar, você pode ter muita gente presa, mas você pode ter também milhões de desempregados nesse País.”
“Perguntem ao juiz Sérgio Moro quanto de prejuízo esta operação (Lava Jato) já deu à economia brasileira. Se não é possível fazer o combate à corrupção sem fechar as empresas? Se não é possível fazer o combate à corrupção sem causar desemprego? Por que, segundo o FMI, 2,5% da queda do PIB se deve ao pânico criado na sociedade brasileira”, diz o ex-presidente.
Sérgio Moro – Há poucos dias, o juiz Moro havia se declarado consternado com o “quadro econômico de recessão e de desemprego”, mas descartou ser culpa da Lava Jato. Ele disse que há sempre movimentos favoráveis no mercado (dólar e bolsa de valores), quando há diligências policiais. “Para mim é um indicativo de que a Lava Jato não é exatamente um problema… Trabalhar contra um quadro de corrupção sistêmica é algo que só nos traz ganhos. Não tenho nenhuma dúvida quanto a isso.”
Confira o vídeo de Lula…