João Pessoa registra mais de 350 roubos em seis meses. Bancários, Mangabeira e Bessa são os mais violentos
Vez em quando a sociedade se organiza e realiza um serviço que, a rigor, a rigor, deveria ser do Poder Público. É o caso do Movimento Fui Assaltado JP, integrado por pessoas no Facebook, que coleta relatos de registros policiais, feito pelas próprias vítimas, parentes ou amigos. A ideia é denunciar a onda de violência, para alertar as autoridades, no caso a Secretaria de Segurança.
O movimento acaba de divulgar um balanço dos assaltos em João Pessoa, nos últimos seis meses, e apurou a ocorrência de pelo menos 354 registros. Um número que, na realidade, deve ser ainda maior, uma vez que nem todos os casos chegam ao conhecimento do grupo. Segundo o estudo, os assaltos correspondem a 72,5% dos casos, e Bancários é o bairro onde as pessoais mais relataram eventos.
Segundo Déborah Suelda, coordenadora do movimento, em 39% dos assaltos, os objetos roubados foram celulares. Nem todos os casos, obviamente, foram objeto de um Boletim de Ocorrência em delegacias de policia. De qualquer forma e apesar dos dados serem empíricos, sem muita consistência científica, foram remetidos para a Secretaria de Segurança Pública.
Suelda revela assim mesmo que o movimento conseguiu “visualizar um certo padrão nas ocorrências que chegam até nós, diariamente, e a maioria desses assaltos acontecem em paradas de ônibus à noite, quando os trabalhadores e estudantes estão voltando para casa e ficam vulneráveis ao assédio de criminosos”. A Secretaria de Segurança ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Bairros mais violentos – Os bairros onde mais ocorrências foram registradas: Bancários (com 26,6%), Mangabeira (10,2%), Bessa (7,8%), José Américo (5,1%), Manaíra (5,1%), Geisel (4,8%), Valentina (4,2%) e outros bairros (36,2%).
Mais em http://goo.gl/X3hR4P