Na PB é assim: enquanto bandidos assaltam casa de ex-prefeito e explodem bancos, Governo exonera delegados
Há tempos se vê como a Paraíba, dada a sua escalada de violência crescente e sem controle, está se transformando em terra sem lei. Fica mais evidente em episódios como esse assalto ocorrido na madrugada desta quinta-feira (dia 7), na residência do ex-prefeito Marcos Odilon, em pleno coração da Praia de Tambaú, um dos locais mais frequentados da orla. A família mora há 40 anos no local, e nunca tinha sido assaltada.
Praticamente na mesma hora, bandidos explodiam e assaltavam a agência do Banco do Brasil de Araruna (169 quilômetros de João Pessoa). Os bandidos, como tem sido comum na Paraíba, tocaram o terror, disparando para todas as direções. As pessoas acordaram na madrugada, em meio à ação dos bandidos.
Apesar de tão distantes, os dois fatos guardam algo em comum: a incapacidade do aparelho de Segurança Pública do Estado em conter a violência. E não há nada, rigorosamente nada, a assegurar que a amanhã novos assaltos não ocorram pelo Estado. E não há, porque não há um plano integrado de segurança, para inclusive se antecipar aos bandidos.
Mas, enquanto a violência avança, com assaltos a bancos e residências, como ocorreu na residência do ex-prefeito Marcos Odilon, o Governo do Estado exonera alguns dos seus melhores profissionais, como ocorreu, há poucos dias, com o delegado Walber Virgulino. E exonerou, segundo ele próprio, sem a decência de um aviso prévio, e com suspeitas de perseguição política.