Chico César canta para alunos que ocuparam Assembleia de SP para cobrar CPI da Merenda. Escândalo similar já ocorreu em Jampa
Os estudantes de São Paulo vêm fazendo História. Há alguns meses, após o governador Geraldo Alckimin anunciar fechamento de escolas, eles foram às ruas, mobilizaram o Ministério Público e a Justiça terminou por derrubar a iniciativa do governador, que efetivamente recuou. Nos últimos, eles ocuparam a Assembleia Legislativa para exigir a criação da CPI da Merenda.
A Comissão, segundo os estudantes, é necessária para apurar o escândalo com desvio de recursos e superfaturamento no programa da Merenda Escolar. Algo, aliás, similar o que ocorreu na Paraíba, há alguns anos, num contrato entre a Prefeitura de João Pessoa, sob direção girassol, e a SP Alimentação. Aqui, não deu em nada. Mas, em São Paulo, sim.
O detalhe em São Paulo foi a participação do ex-secretário de Cultura, o cantor Chico César, solidário com os estudantes na mobilização. O paraibano chegou, inclusive, a fazer uma apresentação dentro do plenário da Casa. A mobilização é conduzida pela Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), e eles ameaçam só deixar a Casa, depois que a CPI for aprovada.
Instalação da CPI – Até esta quarta (dia 4), 24 deputados haviam assinado o pedido de abertura da CPI (sete a menos do que o necessário), que tem como um dos alvos presidente o presidente da Casa, deputado Fernando Capez (PSDB).