Governo RC aumenta tarifa de água em 26,6%, três vezes mais que a inflação
A inflação oficial do Brasil em 2011 ficou em 6,36%. Nos primeiros quatro meses de 2012 não chega a 2%. Somando tudo, menos de 9%, em um ano e quatro meses. Pois, nesse período de Governo Ricardo Coutinho, enquanto a inflação subiu menos de 9%, a tarifa de água da Cagepa sob operosa gestão RC foi a 26,6%. Três vezes a inflação. Sem dúvida um grande salto. Quase uma cachoeira…
Talvez tenha sido o maior reajuste da história da companhia, desde o fim do período inflacionário. Certamente foi o maior aumento em companhia de águas pelo Brasil afora. Com isto, a água consumida na Paraíba se torna, muito provavelmente, a mais cara do País, ou do mundo, como se queira. E isto para um Governo que prometia, durante a campanha eleitoral, reduzir as tarifas de águas e esgotos.
Como se não bastasse, a Cagepa é uma das empresas que prestam os piores serviços aos consumidores. São inúmeras e constantes as faltas de água, além da péssima qualidade, onde se constata, inclusive, a ausência de vários produtos químicos necessários à sua potabilidade. Denúncia feita amplamente por funcionários da empresa e jamais contestada pela sua direção.
Qualquer que seja o argumento utilizado pela Cagepa para impor esse aumento de 26,6% aos consumidores, em um ano e quatro meses, nenhum deles terá qualquer sustentabilidade. É um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão, eis a verdade. É constatação de que, segundo os murmúrios dos funcionários nos corredores da empresa, a atual administração é ruim de correr água…
Pena que o Ministério Público não se dê conta de que precisa agir em favor do cidadão.