Cássio vai a Temer pedir solução emergencial para o problema de abastecimento d’água de Campina
O senador Cássio Cunha Lima aproveitou a reunião de líderes com o presidente em exercício Michel Temer, esta manhã (quarta, dia 18), para solicitar uma solução emergencial ao grave problema de falta d’água em Campina Grande. Como se sabe, o Açude de Boqueirão, que abastece a cidade e mais dezenas de outas da região, tem pouco mais de 9% de seu volume.
Mesmo com o atual nível de consumo, que já é muito baixo por conta do racionamento implantado pela Cagepa, o reservatório terá pouco mais de 5% até o final do ano. Temer ouviu as ponderações do paraibano e anunciou que irá acionar o Ministério da Integração para, em caráter emergencial, buscar uma fórmula para minimizar o problema e evitar o colapso definitivo do abastecimento.
Uma das propostas em análise é a implantação imediata de uma adutora de engate rápido, que traria água da região onde está sendo implantado o Eixo Leste da Transposição. De lá, a água seria bombeada para Boqueirão, assegurando que não seja utilizado a parte do volume morto, que é muito salobra e de difícil tratamento.