Supremo passa a investigar Vital sob acusação de impedir a convocação de empreiteiros na CPI da Petrobrás
Agora é oficial. O ministro e ex-senador Vital Filho (TCU) passará a ser formalmente investigado pelo Supremo Tribunal Federal. Na noite desta quinta (dia 20), o ministro Teori Zavascki determinou abertura de inquérito para investigar o seu envolvimento (além do deputado federal Marco Maia –PT/RS), por suspeitas de fraude na Operação Lava Jato.
A decisão do ministro atendeu a uma solicitação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que acusou Vital de ter participado de um esquema, enquanto presidente da CPI mista da Petrobrás, para impedir a convocação de empreiteiros que seria ouvidos pela Comissão. A denúncia original partiu do ex-senador Delcídio do Amaral, que revelou o esquema em delação premiada.
O executivo da Andrade Gutierrez Gustavo Xavier Barreto também afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que houve um almoço na casa de familiares do ex-senador Gim Argello, preso na Lava Jato, com a presença de Vital do Rêgo, em que foi falado sobre a preocupação da CPMI da Petrobras em “não prejudicar as empreiteiras”.
A partir do inquérito, Vital passa condição de formalmente investigados pelo STF. Em sua defesa, o ministro disse ter recebido com indignação o teor da delação. Já o deputado Maia afirmou, também por meio de nota, que entende a posição do Ministério Público, mas que a apuração irá mostrar que ele é vítima de uma “mentira deslavada”.
Mais em http://goo.gl/63FDZu