Secretário lamenta “forma pejorativa e desrespeitosa” como governador rejeitou permuta de prédios: “Age como se fosse ofensa pessoal”
“A Câmara não é da Prefeitura, assim como a Assembleia não é propriedade do Estado… qualquer ação que se queira fazer em benefício da cidade de João Pessoa é encarada pelo sr. governador (Ricardo Coutinho) como uma espécie de ofensa pessoal”, foi a reação do secretário Fernando Milanez (Turismo) à negativa do governador em permutar os prédios da Assembleia e da Câmara Municipal.
Em nota enviada ao Blog, Milanez pontua “que o senhor parece não dar a menor importância ao desmonte de um local historicamente simbólico na capital da Paraíba, que é a Praça dos Três Poderes. E argumenta que usará para as atividades de secretarias do Governo do Estado. É certamente um desrespeito à história da cidade, à Câmara e, sobretudo, ao cidadão que paga impostos.”
E mais adiante: “O governador diz que não pode suprir as necessidades do Município e afirma que uma nova sede Câmara deveria ser construída pela Prefeitura. A Câmara não é da Prefeitura, assim como a Assembleia não é propriedade do Estado. São poderes do Legislativo. E acrescenta, de forma pejorativa e desrespeitosa, que o Governo do Estado não pode ser mãe da cidade de João Pessoa. É como se a capital da Paraíba – da qual ele já foi prefeito duas vezes – não fizesse parte de sua gestão.”
E por fim: “O governador, infelizmente, tentou politizar um assunto que nada tem a ver com política. É uma questão do interesse público. É uma decisão que prejudica a cidade de João Pessoa. O governador sabe que a saída da Assembleia Legislativa da Praça João Pessoa enfraquece a revitalização do Centro Histórico e as intervenções que o prefeito Luciano Cartaxo tem feito neste sentido. Mas, no seu estranho modo de agir, tem-se a impressão de que qualquer ação que se queira fazer em benefício da cidade de João Pessoa é encarada pelo sr. governador como uma espécie “ofensa pessoal”.
Confira a carta que o secretário Fernando Milanez remeteu ao governador sugerindo a permuta…
“Excelentíssimo Senhor Governador,
Na qualidade de Secretário de Turismo da cidade de João Pessoa, tomo a liberdade de dirigir-me a V.Ex.ª para apresentar a sugestão de manutenção dos Três Poderes na Praça João Pessoa, um dos pontos de maior importância turística em nossa na capital.
A nossa sugestão consiste na ideia simples de transferir a sede da Câmara Municipal de João Pessoa para o prédio atual da Assembleia. Sabendo da decisão tomada pelo Governo do Estado de transferir a AL para a avenida Epitácio Pessoa, esta Secretaria de Turismo entende que a transferência da Câmara para a Praça João Pessoa, esse logradouro permaneceria caracterizado como o centro localizador dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Certo de que o Governo do Estado reconhece na Câmara Municipal uma instituição da maior importância para a capital da Paraíba – uma Casa pela qual V.Ex.ª teve uma passagem marcante em sua carreira política – rogo que analise com carinho a solicitação dessa Secretaria.
Nesta oportunidade, apresentamos a V.Ex.ª os Protestos da nossa alta estima e mais distinta consideração.
Respeitosamente,
Fernando Milanez”