“Foi a vaidade de Ricardo Coutinho que apressou o desmoronamento da Barreira de Cabo Branco”, dizem promotor e vereador
O promotor José Farias (Meio Ambiente) não tem dúvida: foi a vaidade do então prefeito Ricardo Coutinho que levou que apressou o desmoronamento da Barreira do Cabo Branco. Suas declarações foram dadas, recentemente, na CBN. O vereador Marcos Vinicius também não tem dúvida: “A vaidade de Ricardo Coutinho destruiu um patrimônio de João Pessoa.”
Disse o promotor: “A gente sabe que tem um prefeito que, pela vaidade pessoal e para promoção pessoal, fez um grande equipamento, um pesadíssimo equipamento, em cima de uma falésia, e a gente está vendo o resultado. Tá apressando o desmoronamento da falésia do Cabo Branco, a Estação Ciência é fruto da vaidade pessoal de um governante… porque todos os técnicos diziam que ali não era o local adequado para aquele tipo de equipamento”.
Farias disse ainda que setembro do ano passado um técnico, em relatório tornado público na Assembleia, um laudo reconheceu que 70% a 80% da pressão sobre a barreira do Cabo Branco vem da drenagem do Altiplano: “Ou seja, ele diz que se fizer a drenagem do Altiplano Cabo Branco, nós diminuiremos em até 80% o impacto sobre a barreira”.
O promotor ainda explicou: “A gente pode verificar que a barreira cai de cima para baixo. Não é solapando o sopé da barreira não! É de cima pra baixo. A menor culpa é do mar. A estação Ciência fez um tanque e este tanque está apressando o desmoronamento da barreira.” Mas, a drenagem não feita.
Vereador – Para Marcos, a própria mudança do zoneamento no Altiplano, feita por decreto, foi ilegal: “Esta decisão teria que passar pela Câmara e baseado nisso ingressamos à época com duas ações populares, uma no MP Estadual e outra no MPF”.
“A demora de 14 meses da Sudema para emitir licenças ambientais que permitiriam o início dos trabalhos de recuperação da barreira é lamentável! O governador pode até não gostar do prefeito, que é um homem trabalhador e sério, mas não pode transferir este ódio para cidade”, arrematou Marcos.