Em nota conjunta, a ACI (Associação Campinense de Imprensa) e API (Associação Paraibana de Imprensa) emitiram nota de solidariedade à jornalista Simone Duarte, contra ação judicial impetrada pelo internauta Glauber Marinho, por ter publicado e opinado em seu blog sobre uma foto exposta inicialmente numa rede social, envolvendo o Monumento do Sesquicentenário de Campina Grande.
Ficou constatado depois que a fotografia se tratava de uma montagem virtual, a partir de “uma brincadeira entre amigos”. Simone e outros jornalista, blogs, sites e emissoras de TV, foram levados a acreditar numa montagem fotográfica feita pelo internauta Glauber Marinho, usando virtualmente a imagem do monumento que homenageia os 150 anos de Campina Grande.
Confira a nota das entidades e A postagem de Simone que resultou na ação judicial do internauta.
NOTA DA ACI E API…
“A ACI – Associação Campinense de Imprensa e a Associação Paraibana de Imprensa (API), no cumprimento de suas atribuições, vêm a público demonstrar solidariedade à jornalista SIMONE DUARTE, que responde ação judicial por ter publicado e opinado em seu blog sobre uma foto exposta inicialmente numa rede social, envolvendo o Monumento do Sesquicentenário de Campina Grande que, em seguida, ficou constatado que a fotografia se tratava de uma montagem virtual, a partir de “uma brincadeira entre amigos”.
A jornalista SIMONE DUARTE e outros membros da imprensa de Campina Grande, blogs, sites e emissoras de TV, foram levados a acreditar numa montagem fotográfica feita pelo internauta Glauber Marinho, usando virtualmente a imagem do monumento que homenageia os 150 anos de Campina Grande. Presume-se que atos como o praticado pelo internauta não seja típico de quem ocupa cargo público no Tribunal de Justiça da Paraíba, por ser este um órgão idôneo e de pessoas sérias, portanto, dignos de credibilidade em toda e qualquer informação exposta publicamente.
Após ato falho e patético de agressão direta aos campinenses e tendo induzido a imprensa de Campina Grande ao erro, o internauta ao invés de se explicar e pedir desculpas em público, optou por intimidar a imprensa de forma belicosa com ações judiciais e com intensões de supostamente granjear para si ônus provenientes de indenização, que porventura possa a justiça futuramente ratificar.
Cientes de estarmos frente a um caso intolerável e execrável por parte do internauta, a Diretoria da Associação Campinense de Imprensa e a Diretoria da Associação Paraibana de Imprensa entendem que a liberdade do exercício profissional é direito inalienável e repudia qualquer tipo de violência e ou intimidação ao jornalista e ao jornalismo.
João Pinto Neto
Presidente da API
Fernando Soares
Presidente da ACI”
POSTAGEM DE SIMONE DUARTE
“O jovem que “escalou” o Monumento Sesquicentenário de Campina Grande, ontem (17), construído às margens do Açude Velho, resolveu engatar marcha à ré e justificar que a foto que circulou as redes sociais, trata-se de uma montagem, segundo matéria veiculada em alguns portais campinenses. Antes, fosse!
O jovem Glauber Marinho postou em seu Facebook, que estava cumprindo uma aposta feita no início de 2015 e que seus amigos já poderiam pagar o que deviam, afinal ele cumprira a aposta.
No entanto, não é o que revela alguns amigos de profissão de Glauber Marinho. Eles revelaram que apesar do ato não se configurar crime de dano ao patrimônio, uma vez que não houve depredação do monumento, o jovem pode perder o emprego, já que ele trabalha no Fórum e a imagem pode ser vista como conduta imprópria para a função que o mesmo exerce.
Agora é aguardar o desfecho!!!”