Bizarrice: governador veta projeto de deputado sobre nomofobia. Não seria melhor sobre cleptofobia?
O Diário Oficial do Estado, edição do último dia 23, trouxe algumas curiosidades. Primeiro, um importantíssimo projeto de lei do deputado Charles Camaraense, instituindo “a Campanha Sobre os Riscos da Nomofobia (fobia da ausência de comunicação) no âmbito privado, bem como na rede estadual de saúde e de ensino”. Como se vê, algo de extrema relevância.
Depois, o veto do governador Ricardo Coutinho ao projeto, argumentando que se trata de um “tema cuja iniciativa é privativa do Governador do Estado da Paraíba”. Mas, como afirma, em seu veto, que o projeto “é meritório”, pode-se supor que o próprio Governo, que não é, digamos, monófobo (!), venha a apresentar algo similar no futuro, para prevenir a nomofobia da população.
Mas, não deixa se ser espantoso que, num Estado onde imperam problemas graves em áreas essenciais como segurança pública, saúde e educação, a tal nomofobia se torne pauta no Legislativo. Talvez, o deputado ou o governador devam, antes, apresentar um projeto de lei instituindo uma campanha de Riscos da Cleptofobia, que é o medo de ser roubado, algo muito mais comum nesses temos republicanos.