Disputa em João Pessoa: Cartaxo larga na dianteira no embate contra Cida e Manuel Júnior
A menos de três meses das eleições de outubro, o quadro da disputa em João Pessoa, aparentemente, não mudou desde a última pesquisa publicada, mostrando uma folgada margem do prefeito Luciano Cartaxo sobre os demais concorrentes. Pelo visto, somente um fato novo de grandes proporções será capaz de alterar substancialmente os números até o início do guia eleitoral.
Um guia eleitoral que, este ano, será bem reduzido. Mas, reduzido não quer dizer que seja menos letal. Na verdade, se o cenário, que atualmente se apresenta, prosseguir sem grandes alterações até lá, só o guia eleitoral será capaz de mudar a geografia da disputa. Ou seja, será a última esperança dos concorrentes que estão atrás para tentar reverter o favoritismo do prefeito.
Cartaxo leva a vantagem de estar no poder, ter uma boa aprovação e emplacar larga margem sobre os adversários, ainda de acordo com as pesquisas até agora divulgadas. É previsível que venha a oscilar, ao longo da disputa, mas com a gordura que acumulou poderá enfrentar turbulências sem perder a dianteira, até porque a campanha é de tiro curto.
O prefeito se beneficia neste caso do fator inercial, em que um cenário tem pouco a mudar, quando fatos novos não ocorrem.