Ex-prefeito impedido de ser candidato lança esposa para tentar driblar a Lei da Ficha Limpa e a Justiça
O artifício já foi usado antes por outros fichas sujas. Agora, quem tenta a mesma operação é o ex-prefeito Zé Régis, enroscado com a Justiça e impedido de disputar novamente a Prefeitura de Cabedelo, ele decidiu driblar a Lei da Ficha Limpa, lançando a esposa, Eneida Régis, candidata pelo PDT do deputado Damião Feliciano.
Zé Régis tem várias condenações e, inclusive, consta da lista dos fichas sujas remetida pelo Tribunal de Contas do Estado ao Tribunal Regional Eleitoral. A última delas ocorreu numa decisão recente da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, quando foi tornado inelegível. Novamente. Impossibilitado de disputar, o ex-prefeito apresentou a esposa.
Segundo o juiz Aluízio Bezerra, coordenador do mutirão judicial do TJ que condenou Zé Régis, “há muito tempo, nós estamos percebendo como políticos inelegíveis fazem a manobra de lançar parentes na ânsia de chegar ao poder, usufruir do bem público e seguir tentando dominar politicamente um município, mas essa prática tem que mudar”.
E arrematou: “Muitos desses chamados herdeiros políticos terminam sendo eleitos, assumem os cargos públicos, se arvoram do poder e praticam os mesmos vícios de improbidade administrativa dos seus parentes já condenados, isto não pode continuar assim. A Justiça precisa impedir essa prática.”