Paraibano “encostado” por RC é destaque nacional por ações contra a violência como secretário do… Rio Grande do Norte
Enquanto a Paraíba vive literalmente o caos na área de Segurança Pública, no Rio Grande do Norte um paraibano “encostado” pelo governador Ricardo Coutinho vem fazendo história. Em entrevista ao portal UOL, Walber afirmou, explicando suas ações como secretário de Cidadania e Justiça: “O combate à violência começa dentro da unidade prisional.”
De acordo com a reportagem, detentos da Penitenciária Estadual de Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), estão de “castigo” por indisciplina e não podem usar qualquer eletrodoméstico ou produto eletroeletrônico, antes tolerados pela direção do local. Foram retirados do pavilhão 210 ventiladores, 18 televisores e 18 equipamentos de som. Ouça áudio em http://goo.gl/TqzhOz
“Se o preso quer direitos, ele tem que ter deveres”, afirmou Walber para justificar a medida: ““Os equipamentos não são regulamentados pela lei. São tratados como ‘regalias’ que os internos de bom comportamento têm acesso e continuam a ter. Só em casos de indisciplina que as ‘regalias’ serão tiradas. Os familiares do interno podem pegar os equipamentos mediante comprovação”.
Segundo Walber, os presos terão de demonstrar bom comportamento diário para que a situação seja revista pela direção. A penitenciária tem 564 presos que cumprem pena em regime fechado. O pavilhão 2, onde estão os presos indisciplinados, está com 210 internos. A capacidade máxima do presídio é de 288 vagas.
O paraibano Walber Virgolino assumiu a pasta no RN no mês de maio deste ano após convite do governador Robinson Farias.
Com UOL e Giropb.com.