Santiago: um vice que soma mas pode determinar fim do jogo no primeiro turno
A desistência do deputado Wilson Filho (PTB) para apoiar a candidatura de Cida Ramos, do PSB, era, desde o começo, a crônica de uma desistência anunciada. O apoio a Cida foi uma consequência das evidentes afinidades de Santiago com o governador Ricardo Coutinho. Mas, traz um alento num momento delicado da campanha da socialista.
Wilson Filho não agrega à Cida na mesma dimensão do que adicionou Manuel Júnior à candidatura do prefeito Luciano Cartaxo. É suposição, é claro, mas a retirada de sua candidatura pode ser um elemento determinante para não haver segundo turno. A soma das candidaturas de Charlinton Machado (PT) e Victor Hugo (PSol), pelo menos a preço de hoje, pode não ser suficiente para garantir a prorrogação.
A adesão de Santiago também tira de Cida a possibilidade de criticar o acordo em torno da candidatura de Cartaxo, do PSD, por ter composto o chamado blocão com partidos como PSDB e PMDB.
O PTN, que integrava aliança com o PTB, decidiu romper a composição a anunciou adesão ao prefeito Luciano Cartaxo. Foi a primeira defecção da aliança em torno de Cida Ramos.