Os três senadores paraibanos votaram pela pronuncia de Dilma no processo de impeachment
A votação entrou pela madrugada e não houve surpresas, pelo menos no voto dos senadores paraibanos. Cássio Cunha Lima (PSDB), Raimundo Lira (PMDB) e Zé Maranhão (PMDB) votaram entre os 59 senadores que aprovaram o parecer do tucano Antônio Anastasia (PSDB-MG). Houve apenas 21 votos contrários. O senador Renan Calheiros se recusou a votar.
O detalhe é que havia quórum máximo em plenário na votação: 81 senadores. A decisão oficializou a pronuncia da presidente afastada Dilma Rousseff como ré em processo por crime de responsabilidade. Agora, o processo do impeachment entra formalmente em sua terceira e última etapa, quando haverá o julgamento final, em sessão previamente marcada para 25 de agosto.
Para afastar definitivamente Dilma serão necessários pelo menos 54 dos 81 senadores. Neste caso, Dilma deixará definitivamente o cargo, perderá os direitos políticos por oito anos e Michel Temer será oficializado na Presidência da República. Caso contrário, a presidente será absolvida e reassumirá imediatamente o mandato.
Os trabalhos seguirão conduzidos, como manda a lei, pelo ministro Ricardo Lewandowki, presidente do Supremo Tribunal Federal.