Policial denuncia que Fórum entregou Plano de Segurança de combate à violência ao governador que descartou
Quando assumiu o Governo do Estado, no início de 2011, Ricardo Coutinho, atendendo pressão de várias entidades da sociedade, decidiu construir o “Fórum Paraíba Unida pela Paz”, para lançar um Plano de Segurança Pública, com a elaboração de políticas capazes de combater a violência. O Fórum foi criado, o Plano também, mas o governador… nunca aplicou.
Segundo o Sargento Pereira, que integrava as comissões temáticas do Plano, “durante quatro meses, especialistas, entidades de classes, instituições, segmentos sociais e policiais coletaram inúmeras informações a respeito da violência, criminalidade, as necessidades das instituições que compõe o sistema policial na Paraíba, e de seus profissionais.”
Foram, então, apresentadas alternativas e, a partir destas informações, foi montada uma equipe de especialistas, mestres e doutores objetivando construir teoricamente uma “Política de Segurança Pública Estadual”, que foi entregue ao governador. “O documento foi concluído, mas infelizmente a Paraíba não tomou conhecimento”, diz o policial. Porque o governador simplesmente desconheceu.
A ideia das entidades era que o Plano, nascido dá própria sociedade organizada, deveria ser apresentado à Paraíba como Política de Estado. Não foi e o resultado é o que a Paraíba tem acompanhado todos os dias, com aumento avassalador dos índices de violência, em todas as modalidades, de assaltos a bancos com explosões, postos de combustíveis, a roubo de cidadãos em plena luz do dia, num cenário ainda mais preocupante do aumento de número de homicídios em todo Estado.
Fórum – Participaram desde o Fórum, passando pelas Câmaras Temáticas, até o documento final, a doutora em Psicologia Social professora Maria Nazaré Tavares Zenaide da UFPB, o ex-subcomandante Geral da PM/PB Coronel Washington França e a advogada e mestre Valdenia Aparecida Paulino Lanfranchi (Ouvidora de Polícia).
Além do Sargento Astronadc Pereira PM/PB (Psicólogo, especialista em Criminologia e Psicologia Criminal), AlmirLauriano (Movimento Sou da Paz e titular do CONASP – Conselho Nacional de Segurança do Brasil), Coronel PM/PB Francisco de Assis Castro, João Bosco Francisco do Nascimento (Presidente do Conselho dos DH/PB) e o Secretário Executivo da Segurança Pública da PB delegado Jean Francisco Bezerra Nunes.
(Diário Oficial http://goo.gl/k0JzME)