Licenciados que lutam para retornar à PM dizem que o Governo RC prefere câmeras do que policiais nas ruas
Há poucos dias, o Sargento Pereira denunciou ao Blog que o Governo do Estado, apesar de ter recebido um Plano de Segurança para combater a violência, desenvolvido por entidades representativas da sociedade, jamais implantou. Descartou inteiramente. O assunto, no entanto, está em debate nos quarteis e também foram dos quartéis.
Segundo policiais licenciados do Estado, um “plano de segurança de verdade é por mais policiais nas ruas”. E indagam: “Será que o cidadão prefere uma câmera ao invés de dois soldados policiando sua rua? Somos 369 policiais militares licenciados a pedido querendo retornar as atividades e o senhor governador Ricardo Coutinho não nos convoca.”
Em sua página no Facebook, eles lembram: “Estamos amparados pela Emenda Constitucional 37 votada e aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, como também aprovado no orçamento na LOA 2015 (Lei de Orçamento Anual) e cantado em boletim interno do comando geral da Polícia Militar. Com uma simples reciclagem de 15 dias estaremos prontos para reforçar o policiamento ostensivo na nossa Paraíba.”
E mais: “Cidades do interior sendo saqueadas, assaltadas, as mesmas tem no máximo quatro policiais, dois folgam e dois trabalham, como que vai da segurança. Temos na Paraíba, hoje, menos de 9 mil policiais de efetivo, quando o quadro seria de 19.000. Todos os dias vemos crimes bárbaros, até a fazenda do próprio governador foi assaltada.”