Primeiro debate: Charliton e Victor Hugo surpreendem, Cartaxo prioriza suas obras e Cida não reage bem a ataques
Talvez não tenha ficado tão evidente sobre quem ganhou o debate (TV Master), mas sobre algumas expectativas que se confirmaram e outras não. Esperava-se, por exemplo, que o debate seria de todos contra um, no caso o prefeito Luciano Cartaxo, e não foi. E havia uma curiosidade sobre o desempenho da candidata Cida Ramos, que deveria ter sido, digamos, arrasador e não foi.
Luciano Cartaxo (PSD) – O prefeito Luciano Cartaxo certamente se preparou para encarar de fato um embate de todos contra ele. Mas, ressalvando alguns momentos do debate, não ficou nas cordas. E conseguiu, em meio ao cerco, apresentar um apanhado das obras de sua gestão, pontuando sempre a modernização da Lagoa, que parece ser uma espécie de cereja do bolo de seu marketing.
Cartaxo sofreu pouco, nada além do esperado. Pode-se afirmar que sai do debate, como entrou: não comprometeu e, portanto, permanece à frente, conforme mostraram as últimas pesquisas divulgadas.
Cida Ramos (PSB) – A ex-secretária Cida Ramos criou muitas expectativas quanto ao seu desempenho, mas não se concretizaram. E seria importante, considerando sua posição nas pesquisas. Em vários momentos do debate, mostrou-se incomodada e algo nervosa. Incomodada com a citação recorrente de Cartaxo com suas obras, E foi surpreendida com Vitor Hugo que não ficou restrito ao ataque a Cartaxo.
Cida também protagonizou o momento mais tenso do debate, quando reagiu com evidente mal estar ao ataque de Charlinton Machado em relação ao impeachment de Dilma. Não cresceu. Não nesse debate.
Charlinton Machado (PT) – Foi uma das surpresas do debate. Primeiro, pela defesa incondicional que fez do PT e contra o impeachment de Dilma. Depois, porque não se limitou ao ataque a Cartaxo, como se imaginava. O embate com Cida, ficou muito claro, pode lhe render pontos na corrida à Prefeitura. Foi precisamente seu momento mais forte no debate.
Charlinton talvez aposte numa polarização contra Cida. Foi a impressão que restou no debate. E a verdade é que surpreendeu muita gente. Sai maior do debate maior, porque seu discurso é único e representa o anti-Temer.
Victor Hugo (PSol) – Foi a outra grata surpresa do debate. Bateu em todos e, especialmente, surpreendeu a candidata Cida, quando lembrou como seu padrinho político, o governador Ricardo Coutinho, tem tratado o funcionalismo. Victor Hugo tem autoridade pra falar no assunto, porque, antes de deixar o Sindifisco, essa era a principal batalha dos servidores contra o governador.
Sua presença na disputa já representa esse vértice de oposição ao governador. E sendo contra o governador, inapelavelmente atinge Cida. Victor Hugo sai fortalecido do debate e pode crescer mais ao longo da campanha.