RC pode emergir menor das eleições na Grande João Pessoa onde seus candidatos não são favoritos
O governador Ricardo Coutinho pode emergir menor destas eleições na Grande João Pessoa, onde se concentra o maior colégio do Estado. Pelo menos a preço de hoje, seus candidatos não se apresentam como favoritos para o veredicto das urnas em João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Conde. E estamos a menos três semanas da eleição.
Em João Pessoa, a sua candidata Cida Ramos vem, segundo as pesquisas até agora divulgadas, num distante segundo lugar em relação ao prefeito Luciano Cartaxo, que lidera com cerca de 50%. O que, pelo menos em tese, poderá determinar o fim da disputa já em primeiro turno, já que os candidatos Charlinton Machado (PT) e Victor Hugo (PSol) não têm crescido o suficiente pra levar o jogo pro segundo turno.
Em Santa Rita, o candidato do governador, Zé Paulo, está acossado, de um lado pelo ex-deputado Quinto (PSC), ancorado no prestígio do ex-prefeito Marcos Odilon e, de outro, pelo médico Emerson Panta (PSDB), com grande prestígio na cidade. Essa eleição se apresenta, portanto, como uma incógnita, apesar da campanha muito vultosa do deputado do PSB.
Em Bayeux, é notório o desgaste do prefeito Expedito Pereira, candidato do governador, em contraponto ao crescimento da candidatura de Berg Lima (PTN), seu principal adversário na disputa. As pesquisas até agora publicados mostram larga margem de Berg. Se Expedito não reagir o suficiente nas próximas semanas, corre o risco de perder a reeleição.
Em Cabedelo, o candidato do governador, vereador Francisco Sobrinho (Dem), tem apresentado uma campanha de muita movimentação. Mas, terá que avançar muito para vencer a disputa, primeiro com a candidata Eneide (esposa do ex-prefeito Zé) Régis, do PDT, e, depois, o prefeito Leto Viana (PRB). Sobrinho também trava uma disputa particular com o também vereador Lucas Santino (PMDB).
No Conde, com o evidente desgaste da prefeita Tatiana Correia, a disputa parece se estabelecer, com maior intensidade, entre o ex-prefeito Aluísio Régis, e a ex-secretária Márcia Lucena (PSB), candidata do governador Ricardo Coutinho. Não é uma disputa fácil (para a candidata do governador), diante do prestígio que o ex-prefeito desfruta na cidade.