Saída pela Educação: Campina Grande supera metas do MEC em índice do Ideb
Em meio a tantas notícias ruins, essa informação cai como um refrigério, considerando que não saída para o futuro que não seja pela via da educação. Seguinte: o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, trouxe Campina Grande como uma das cidades que melhoraram seu desempenho nessa área.
Segundo dados levantados pelo Inep, relativos ao ano de 2015, a rede de ensino municipal de Campina Grande não apenas apresentou expressiva elevação no índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como ainda ultrapassou as médias estabelecidas pelo próprio MEC. O Ideb mede exatamente a evolução do ensino básico no País.
De acordo com o Inep, as turmas do 5º ano, da última série da primeira etapa do Ensino Fundamental, aumentaram sua nota média de 4,3 (em 2013) para 4,7 em 2015, ultrapassando a meta de 4,5 fixada pelo MEC. Quanto às turmas de 9º ano, última fase do Ensino Fundamental, o Ideb saltou de 3,4 (em 2013) para 3,7 no ano passado, também superando a meta de 3,5 projetada pelo MEC.
Várias ações importantes são apontadas como vetores desse crescimento, dentre os quais investimentos maciços na formação continuada de professores, distribuição de oito mil tablets para os alunos do Ensino Fundamental como ferramenta de estímulo à aprendizagem e inclusão digital, além das reformas e melhorias na infraestrutura das escolas para melhor acolher os estudantes.